Nosso Blog

5 vantagens do cadastro positivo

O cadastro positivo é um modelo de cadastro financeiro estabelecido pela Lei 12.414/2011. Ela permite que empresas nas quais você solicita crédito vejam como você se comporta no pagamento de suas faturas. Ele é como um currículo financeiro.

Diferente do cadastro negativo, nessa modalidade, a empresa não vê apenas o que você deixou de pagar, mas o conjunto completo. Ou seja, ela vê tanto o que você pagou quanto o que você ainda não pagou.

A partir da análise desses pagamentos, é calculado o seu score de crédito.

  1. Maior fidelidade no seu histórico de pagamentos
    Manter-se no cadastro negativo pode ter um grande impacto em suas solicitações de empréstimos ou financiamentos. Afinal de contas, se você deixa de pagar qualquer boleto, por menor que seja, isso afeta seu score consideravelmente.

É claro que deixar de pagar suas contas afeta negativamente sua pontuação. Porém, no cadastro positivo, caso acabe perdendo alguma data, o impacto será menor. Por considerar seu histórico de pagamento em dia, a diminuição de seus pontos não será tão drástica.

  1. Até suas contas do dia a dia são consideradas
    Suas contas básicas de consumo também fazem parte do seu histórico. E quanto mais boletos conseguir pagar na data, maiores são as chances da sua pontuação subir.

Como essas contas de serviços essenciais chegam religiosamente todo mês, pagá-las em dia é uma grande oportunidade de ver seu score aumentar com mais rapidez e facilidade.

  1. Sua empresa também pode fazer parte
    Não são apenas os CPFs que podem fazer parte do cadastro positivo. A Lei 12.414/2011 também engloba empresas. Ou seja, se a sua empresa está conseguindo pagar tudo em dia, ela também pode aproveitar os benefícios de um score de crédito alto.
  2. Pode revisar seu histórico
    Com uma abertura maior nas informações – mas sem desrespeitar sua privacidade! -, você tem mais acesso ao seu currículo financeiro, podendo traçar um mapa do seu passado como consumidor.

O melhor de tudo é que, caso exista alguma informação errada que esteja afetando seu score de crédito, você pode exigir a correção desse erro.

  1. Fazer parte do cadastro positivo aumenta seu score!
    A tendência é que o cadastro negativo seja deixado de lado nos próximos anos. Apesar de esse modelo de cadastro ainda ser uma opção, existe um encorajamento maior para que apenas o cadastro positivo fique em vigor.

Tanto é que seu score de crédito pode aumentar quando você faz parte do cadastro positivo!

Essas informações são valiosas para instituições financeiras, principalmente as que trabalham com créditos ou financiamentos. Se você pretende adquirir um patrimônio e precisa melhorar seu histórico como pagador, o cadastro positivo é o primeiro passo para construir uma boa pontuação.

Agora você entendeu melhor como funciona o cadastro positivo e como ele pode impactar seu score de crédito? Se ficou com alguma dúvida, fale pra gente!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!