Nosso Blog

O que é score de crédito?

Todo mundo que já precisou, que está em busca de crédito ou já leu algo sobre este tema com certeza se deparou com o famoso score. Este termo em inglês pode ser traduzido para algo como “pontuação”, e é exatamente isso que ele mede: qual é a sua, digamos, pontuação “na praça”.

Ou seja, o score serve como uma forma de analisar qual é a sua reputação como bom pagador.

Pense no universo corporativo: você está em busca de uma promoção na carreira e vai até a sala do seu chefe para pedir um aumento, uma promoção. Ao chegar lá, o gestor começa a analisar todo o seu histórico como funcionário. São analisadas suas horas trabalhadas, trabalhos realizados com sucesso e sua reputação na empresa.

Após fazer essa análise, seu chefe chega a uma conclusão. Se você tem um bom histórico, é promovido, se não tem, permanece no cargo atual. O score é mais ou menos como uma análise de reputação, que vai ser importante para uma liberação de crédito.

Este foi apenas um exemplo rápido para compreender de forma simplificada o tema do nosso post de hoje. A partir de agora, vamos nos aprofundar no que é score e como ele é calculado.

Prepare-se para entender de uma vez por todas como funciona este importante “termômetro” utilizado pelos bancos, fintechs e financeiras para conceder empréstimos e financiamentos.

Em inglês, a palavra score significa pontuação. Não no sentido de pontuar frases, mas no de marcar ou fazer pontos.

Nos esportes, score pode significar o placar ou o ato de fazer pontos. Se o local em que o ponto é marcado se chama gol, cesta ou touchdown, não importa, se você diz “score” para alguma coisa, é porque está pontuando.

A lógica é quase igual quando falamos em score de crédito. Toda pessoa com um CPF possui uma pontuação, que vai de 0 a 1000. Caso você entenda como funciona o cadastro positivo e faça parte dele, você marca pontos quando paga suas contas em dia.

Se deixar de pagar em dia ou, então, alguma empresa protestar sua falta de pagamento, seu score será reduzido. Se tiver boa pontuação, as empresas de crédito entendem que as chances de que você pague seus compromissos em dia são altas.

Quanto menos pontos tiver, maior é o risco para essas empresas. Veja abaixo um exemplo de como as empresas encaram seu score.

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.

Dica: Entender como funciona o cadastro positivo pode te ajudar a aumentar seu score de crédito! 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!